Postagem em destaque

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Vândalos destroem lixeiras em São Gonçalo

Mais de 240 lixeiras foram instaladas em São Gonçalo, desde a semana passada, pela empresa que recém-iniciou a prestação do serviço de varrição na cidade. No entanto, parece que algumas pessoas não querem ver a cidade limpa. Mesmo em tão curto espaço de tempo, a prefeitura já registra oito unidades destruídas através da ação de vândalos. O prefeito José Luiz
Nanci e o subsecretário de Limpeza Urbana, Paulo Vallado, faz um alerta para que a população se conscientize e colabore com o poder público.
Segundo Paulo Vallado, existe uma grande necessidade de instalação de novas lixeiras para manter a cidade limpa, principalmente em locais de grande concentração de pessoas. Contudo, é notória a ação de vândalos, que quebram e retiram as lixeiras do lugar. “Isso é uma questão cultural e de educação que precisa ser mudada”, afirma o subsecretário.
Para o prefeito José Luiz Nanci, é preciso da ajuda de todos para que a cidade fique mais limpa. “Sabemos que ainda existem problemas que devem ser resolvidos em algumas regiões, para oferecer os serviços de qualidade que a população merece. No entanto, gostaria de fazer um apelo aos gonçalenses para que não joguem lixo em terrenos baldios, dentro dos rios ou nas ruas da cidade. Também é importante as pessoas não colocarem seus sacos de lixo na rua antes dos dias e horários nos quais o caminhão da coleta passa”, diz o prefeito.
Elisangela Alves, 46 anos, trabalha com divulgação de eventos no centro da cidade. Ela criticou a ação das pessoas que danificam os equipamentos públicos.
“Infelizmente esse tipo de atitude é a cara de São Gonçalo. As pessoas reclamam da administração e dos políticos, mas não fazem sua parte. Daqui a pouco as lixeiras estão todas destruídas de novo. É lamentável”, avaliou.
“Muitas pessoas colocam seus resíduos na rua no dia anterior à coleta e ele fica lá, exposto ao sol, sob as calçadas, canteiros ou terrenos abandonados. Existem rotas nas quais as equipes de coleta passam toda segunda, quarta e sexta-feira, por exemplo. Digamos que o lixo seja recolhido na segunda, mas já na manhã do dia seguinte as pessoas colocam mais lixo na rua. Ou seja, aquele lixo ficará praticamente dois dias inteiros à espera da nova coleta. É preciso que todos nós colaboremos para conseguirmos resolver esse grande problema, que é a limpeza urbana em São Gonçalo”, destaca o prefeito.
A instalação das lixeiras está sendo realizada através de contrato firmado com a empresa de varrição, no mês de agosto, que será responsável por este serviço, além de varrição manual e mecanizada, pintura de meio-fio e limpeza de ruas após feiras. Tanto o uniforme dos profissionais que atuam na coleta, quanto as lixeiras são na cor laranja, para que a população possa identificar mais fácil. Ao todo, 6 mil novas unidades serão colocadas nos próximos 12 meses (500 lixeiras por mês). Começaram pelo Centro e darão continuidade por todo município.
A Subsecretaria de Limpeza Urbana ainda ressalta a importância em não danificar as lixeiras, pois a manutenção é feita pela própria Prefeitura, gerando prejuízo ao município. Em breve, a prefeitura pretende lançar uma campanha de conscientização para unir governo e população em busca de uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário