Postagem em destaque

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Projeto "Defesa Civil nas Escolas" chega ao Colubandê


Alunos da Rede Pública são beneficiados pelo projeto
Percepção de risco, primeiros socorros e proteção ao meio ambiente são assuntos abordados no projeto "Defesa Civil nas Escolas", que tem o objetivo de esclarecer e sensibilizar os alunos, visando o estímulo da discussão do tema em ambiente familiar. Neste mês, a atividade será realizada na Escola Municipal Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, no Colubandê, onde durante o mês de setembro, 126 alunos das turmas do segundo ao quarto ano receberão capacitação.

"A intenção é conscientizar as crianças sobre a importância da prevenção de riscos em casos de deslizamentos e enchentes. Dentro de casa eles ainda orientam os familiares sobre os riscos de construir residências em áreas de risco", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha. 

O projeto existe há cerca de cinco anos e já capacitou mais de 1500 alunos da rede pública municipal de ensino da cidade. São realizados seis encontros, uma vez por semana, e no penúltimo encontro é realizada uma gincana com brincadeiras ligadas aos temas abordados nas aulas, e as equipes vencedoras ganham um passeio à casa de jogos Playtoy.

"O objetivo geral é incorporar de forma transparente ao currículo escolar o conceito de redução de riscos, desastres e acidentes, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas dentro e fora das escolas da cidade", conta o subsecretário e coordenador da Defesa Civil de São Gonçalo, Antônio Haag. 

Entre as atividades, foi realizada uma palestra sobre o trabalho da Defesa Civil na cidade e atividades lúdicas, como um jogo de tabuleiro gigante chamado Riscolândia, onde as crianças percorrem as casas e respondem perguntas relacionadas aos temas ministrados. Na maquete, os alunos podem ver situações de risco, como deslizamento de terra e alagamentos. 

Exposição

A Defesa Civil promove, entre os dias 11 e 15 de setembro, uma exposição na Câmara dos Vereadores de São Gonçalo. Os visitantes poderão aprender noções básicas sobre desastres naturais, prevenção do meio ambiente e buscar informações sobre os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec). Além disso, conhecerão os equipamentos e roupas usadas pelos profissionais nas operações de salvamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário